Otimização de Sites - otimização para motores de pesquisa ou otimização para mecanismos de busca.

É o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.

Critérios de classificação de um website

Para classificar os sites, os mecanismos de busca levam em consideração os seguintes aspectos:

  • Tempo de registro do domínio (Idade do domínio)
  • Idade do conteúdo
  • Frequência do conteúdo: regularidade com a qual novo conteúdo é adicionado
  • Tamanho do texto: número de palavras acima de 200-250 (não afetava o Google em 2005)
  • Idade do link e reputação do site que o aponta
  • Características padrão da página
  • Pontuação negativa sobre as características da página (por exemplo, redução para sítios web com utilização extensiva de meta-tags de palavra chave, indicativos de terem sido artificialmente otimizadas)
  • Originalidade do conteúdo
  • Termos relevantes utilizados no conteúdo (os termos que os buscadores associam como sendo relacionados ao tema principal da página)
  • Google Pagerank (usado apenas no algoritmo do Google)
  • Quantidade de links externos
  • O texto âncora contido nos links externos
  • Relevância do site que linka para o seu website
  • Citações e fontes de pesquisa (indica que o conteúdo é de qualidade para pesquisa)
  • Termos relacionados na base de dados do mecanismo de busca (financiar/financiamento)
  • Pontuação negativa para links de chegada (provavelmente advindos de páginas de baixo valor, links de chegada recíprocos, etc.)
  • Ritmo de aquisição dos links de chegada: muitos ou incremento muito rápido pode indicar atividade de comercial de compra de links
  • Texto próximos aos links que apontam para fora e os links de chegada. Um link acompanhado das palavras "links patrocinados" pode ser ignorado
  • Uso da tag "rel=nofollow" para esculpir o ranking interno do website
  • Profundidade do documento no site
  • Métricas coletadas de outras fontes, tais como monitoramento da frequência com a qual usuários retornam clicando em voltar quando as SERPs as enviam para uma página em particular (Bouncerate)
  • Métricas coletadas de fontes como Google Toolbar, Google AdWords/Adsense, etc.
  • Métricas coletadas de compartilhamento de dados com terceiros (como provedores de dados estatísticos de programas utilizados para monitorar tráfego de sítios (sites))
  • Ritmo de remoção dos links que apontam para o site
  • Uso de sub-domínios, uso de palavras-chave em sub-domínios e volume de conteúdo nos sub-domínios, com pontuação negativa para esta atividade
  • Conexões semânticas dos documentos servidos
  • IP do serviço de hospedagem e o número/qualidade dos demais sites hospedados lá
  • Uso de redirecionamentos 301 ao invés de redirecionamentos 302 (temporário)
  • Mostrar um cabeçalho de erro 404 em vez de 200 para páginas que não existem
  • Uso adequado do arquivo robots.txt
  • Frequência de tempo em que servidor se encontra ativo (Confiabilidade)
  • Se o site mostra conteúdo diferente a diferente tipos de usuários ou crawlers (cloaking)
  • Links "quebrados"
  • Conteúdo inseguro ou ilegal
  • Qualidade da codificação HTML, presença de erros no código
  • Taxa real de cliques observados pelo mecanismo de busca para as listas exibidas na SERPs
  • Classificação de importância feita por humanos nas páginas com acessos mais frequentes - ODP
  • Velocidade de carregamento do site e o uso de CDNs
  • Uso de URL´s amigáveis. usar códigos e parâmetros não indica qual é a proposta do conteúdo. Então, a URL amigável é sempre importante.
  • Envio de arquivo XML através de uma conta configurada no Google Webmaster Tools com o mapa de páginas mais importantes de seu site.
  • O site precisa ter a versão mobile ou responsivo, isso a partir do 21 de abril de 2015.
  • Evitar uso de elementos não indexáveis, como Flash, AJAX, página inteira em Iframe, entre outros.
  • Correções de redirecionamentos 301 desnecessários entre links internos do site.
  • Compactação de imagens, CSS e arquivos Java Script.
  • Menor taxa de rejeição, dado coletado pelo Google Analytics.
  • Melhor CTR (Cliques / Impressão) nos resultados de pesquisas - dado coletado pelo Seach Analytics (antigo Webmaster Tools).

Publicado em: 01/04/2017 | Crédito: https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca | Textos relacionados | Página principal